quarta-feira, 18 de abril de 2012

A afrodescendência no tempo-espaço global - uma possibilidade a partir de Milton Santos


Leitores deste blog,
Inauguro aqui um novo modo de postar, em formato de artigos. Para tanto, deixo no post direto o resumo/abstract do artigo e o link to texto completo em pdf a baixar por quem tiver interesse.Começo com uma apresentação da IIIConferência Amílcar Cabral/Paulo Freire, realizado na Universidade de Santiago, Cabo Verde.

Ref:
TAVARES, Quintino Lopes Castro. Afrodescendência no tempo-espaço global: uma possibilidade a partir de Milton Santos. In: Direito, Filosofia e Literatura.
Apresentado inicialmente na III CONFERÊNCIA AMÍLCAR CABRAL/PAULO FREIRE: Deslocamentos da Memória e Encontro com Pensadores Afrodescendentes, jan. 2012, Universidade de Santiago, Cabo Verde.
 

RESUMO

Este artigo retrata a questão da identidade da afrodescência, por meio de aportes comuns de reconhecimento, via o percurso de Milton Santos e suas interrelações pelo mundo. Torna-se, pois, revelador que o ser negro é uma questão que transcende a noção tacanha de localidade. Ser negro é um lugar, "o lugar do negro", as interrelações entre a corporeidade negra e o espaço (e as posições sociais). Assim, é possível, revivendo os caminhos percorridos por M. Santos, e pelos africanos que cruzaram sua trajetória, reconhecer as semelhanças marcantes de um espaço comum de pertença, capaz de suscitar recordações topofílicas ou topofóbicas, mas que fazem identificar o afrodescendente, o ser negro. Contudo, mais do que isso, é preciso cuidar dos perigos do mito da globalização, capaz de tornar todos, a um só tempo e espaço, cidadãos do mundo inteiro, e cidadãos de lugar nenhum. Este artigo revela-nos, portanto, que um dos grandes problemas a enfrentar é a imposição de processos hegemônicos, legitimados pelo “pensamento único”, capazes de fazer desaparecer a diferença ou subordiná-la a uma condição precária e de ameaça permanente da concorrência dos mais poderosos, da hegemonia ideologizante. Há um véu de perversidade a pretender encobrir o lugar da história africana e afrodescendente, sob a razão do universalismo. Como se descobre em Milton Santos, é necessário olhar para frente, sem descurar, contudo, os eventos que marcaram e marcam a história africana e a sua identidade.

PALAVRAS-CHAVE: Afrodescendência, Milton Santos, reconhecimento, identidade, negritude, globalização.

ABSTRACT

This paper attempts to show the question of the Afro-Descendant identity by means of common inputs about recognition via Milton Santos and his interrelationships around the world. This provide a revealing about being a black man that transcends the narrow notion of locality. Being black is a place, "the black place", i.e. the interrelationships between body and black corporeity (and social positions). Thus it is possible, reliving the paths of M. Santos, and the Africans who came his way, to recognize the striking similarities of a common space of belonging, that can bring back memories of topophilia or topophobia, but is capable to identify an Afro-Descendant as a black man. More than that, we must take a very cautious approach to the dangers of the globalization myth, which is capable to make all the different persons in world's citizens and, at the same time and space, citizens of nowhere. This article tells, therefore, that one of the major problems faced today is the imposition of hegemonic processes, legitimized by the "single thought", that is capable of removing difference or subordinate it to a fragile condition and permanent threat of competition from ideological hegemony. There is a veil of perversity attempts to conceal the place of African history and African descendant under the name of universalism. As we discover in Milton Santos, one must look forward, without forgetting, however, the events that marked and mark African history and identity.

KEYWORDS: Afro-Descendant, Milton Santos, recognition, identity, negritude, globalization.

LINK PARA O ARTIGO COMPLETO: CLIQUE AQUI!


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