terça-feira, 8 de junho de 2010

Navegar é Preciso - Fernando Pessoa

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:

"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
                                                  (Fernando Pessoa)

2 comentários:

  1. Caro Quintino, que prazer encontrar alguém que está estudando o Raz no Brasil. Estou agora terminando minha dissertação na UFRGS, e é um estudo que tem como base o Raz, sobretudo o seu The Morality of Freedom. Seria bom entrar em contato com você. Qual seu email? Abraço, Felipe.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Felipe, andando pelo mundo, fiquei muito tempo distante deste blog e só agora pude ler seu comentário de mais de um ano atrás. Se ainda há interesse, favor me fale.

    ResponderExcluir

Participe, Comente nossos posts!.
Seu comentário tem valor para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...