Hoje inauguro uma nova modalidade de discussão neste blog, que denominei de forma genérica como Questão de Concurso. Trata-se de uma abordagem simples (do tipo mesmo cobrado em concursos) sobre pontos da(s) matéria(s) do Direito que caem nas provas (passarei pelas várias disciplinas jurídicas, conforme o interesse e o confronto que me ocorrer com essas questões. Este nosso primeiro post trata da questão da prova do direito estrangeiro:
(UnB/CESPE - DPU 2010): A parte que, em processo, alegar direito estrangeiro deverá provar-lhe o teor e a vigência, se assim determinar o juiz.
Trata-se de matéria que permeia o Direito Civil (LINDB) e o Direito Processual Civil. Nada difícil. Talvez a questão duvidosa possa ser a afirmativa "se assim determinar o juiz", mas de fato é assim mesmo, nos termos previstos no art. 14 da referida lei, podendo exigir o juiz a prova do texto e da vigência.
A questão também foi regulada no art. 337 do CPC/73, incluindo-se ali não só o direito estrangeiro, como também o direito municipal, estadual e consuetudinário.
Bons estudos!
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Prova da lei estrangeira - questão de concurso
Como citar este post:
ABNT: TAVARES, Quintino. Direito, Filosofia e Literatura: Prova da lei estrangeira - questão de concurso. Disponível em: <http://direitofilosofialiteratura.blogspot.com/2015/04/prova-da-lei-estrangeira-questao-de.html>. Acesso em: 02/08/2025.
APA: TAVARES, Quintino (2025). Direito, Filosofia e Literatura: Prova da lei estrangeira - questão de concurso. Recuperado de http://direitofilosofialiteratura.blogspot.com/2015/04/prova-da-lei-estrangeira-questao-de.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, Comente nossos posts!.
Seu comentário tem valor para nós.